INRODUÇÃO

Existe algo  racional capaz de otimizar o alcance do bem comum, este é a Administração

empresas privadas, saindo da mentalidade estamental burocrática, deram um salto gigantesco em direção à vanguarda competitiva no comércio internacional; 

 a administração pública nacional é  ineficiente e ineficaz (como nos casos de educação, saúde, segurança etc.), como atestam gestões  do terceiro setor; e começou a invadir o gerenciamento das coisas públicas, com exemplos inclusive de governos estaduais bem sucedidos

Conceitos: Organização, Administração e o Processo gerencial

as organizações são o locus da administração. Mas o que faz a administração funcionar é o processo gerencial.

A literatura técnica (aquela que ensina a fazer) e a científica (aquela que demonstra fatos e fenômenos do universo organizacional) mostram que a Administração é um processo

  lógico do tipo início, meio e fim que gera, como resultado, um determinado produto.Se administração é um processo e uma sequência de etapas, quais são as etapas do processo de  administrar?

 a organização tem que fazer, produzir, o que o ambiente quer. Para isso, o próprio ambiente lhe oferece o que for necessário, mas em compensação exige que os produtos e serviços de que precisa estejam em conformidade com as suas exigências.

 ADMINISTRAÇÃO É UM PROCESSO QUE planeja, organiza, dirige e controla,todos os tipos de recursos.

os recursos são o centro da preocupação da administração, são eles a razão de ser do gerenciamento

 é um tipo de cálculo que visa maximizar o uso dos recursos organizacionais visando ao alcance dos objetivos pretendidos.

O alcance dos objetivos organizacionais se faz,  pela capacidade que as pessoas têm de “fazer funcionar” as funções gerenciais ou funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.


planejar É onde chegar (objetivos pretendidos) e como chegar (estratégias que levarão aos objetivos);

 organizar significa identificar, obter, alocar e avaliar o uso dos recursos necessários para alcançar os objetivos pretendidos;

dirigir é um trinômio de motivar, liderar e comunicar constantemente; finalmente, mas não o menos importante, 

controlar significa medir constantemente, comparar os resultados das mensurações com um padrão (avaliar) e, caso os resultados não sejam os pretendidos, corrigir

Resumindo, Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos para alcançar os objetivos organizacionais. 

Uma organização é todo agrupamento humano que tem pelo menos um objetivo em comum acordo, a ser alcançado pelo esforço dos seus membros. Processo gerencial é o ato contínuo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

A Função Planejamento: objetivos e estratégias

ferramentas gerenciais (de marketing, produção, finanças, recursos humanos, estratégias etc.) para que o fracasso tenha o mínimo risco de acontecer.

Não é mais a organização que diz ao ambiente o que ele tem que demandar; que diz aos clientes o que eles têm que querer. A democracia contemporânea  não mais empurram aos clientes (para utilizar uma expressão clássica da administração da produção) produtos e serviços, mas, pelo contrário, são puxadas (outra expressão de produção) pela demanda.

Assim, um plano é composto de três espécies de planos: estratégico, tático e operacional.

 O plano estratégico é de longo prazo, o maior prazo possível que a organização possa desenhar com exatidão, e é responsabilidade de sua alta administração. 

O plano tático é o desdobramento ou explicação do plano estratégico para os setores que compõem a organização, como Diretoria de Recursos Humanos, Setor Financeiro, Gerência de Processos Criminais, Gerências de Processos Cíveis etc., e é responsabilidade das gerências intermediárias. 

O plano operacional é a aplicação do conteúdo do plano estratégico a partir da interpretação dos planos táticos.



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